terça-feira, 13 de março de 2012

O MARKETING DO CONSUMISMO


O que é marketing?

Nada mais do que uma ferramenta do sistema para induzir os incautos a consumir o supérfluo.

Marketing é a grande sacanagem que inventaram para nos vender o que não precisamos comprar.
As guerras para a conquista de Mercados estão eivadas de mentiras, golpes, injustiças e ameaças. Se for preciso, derruba-se até governos. Não há mais escrúpulos pela disputa do poder econômico. Crise é prá nós consumidores.
A causa principal de toda esta crise, na Europa e no mundo, é a dilapidação dos Recursos Naturais e o consumismo inconseqüente. É hora de ir mais devagar. Os governos precisam se conscientizar que os economistas não são magos para resolver a crise. É preciso ouvir as outras partes. Por que o desespero se o país não cresceu 5% ao ano? Se crescer 1% também está bom. Veja nas grandes cidades brasileiras, não tem mais ruas para tantos carros. Cair a produção de carros não é sinônimo de crise.
Causa nobre é só para os idealistas. O Mercado enxerga unicamente o lucro e o poder econômico. Como poder é sinônimo de território conquistado, a ordem é dominar os territórios onde estão os consumidores inconseqüentes e os endinheirados. O mercado enxerga como produto e bens de consumo, qualquer ação, serviço ou mercadoria que possa gerar algum tipo de lucro.
O marketing é a ferramenta que analisa o mercado para que um determinado produto seja melhor aceito (i.é engolido) e, conseqüentemente, venda mais e gere mais lucro. Ele observa os concorrentes, a maneira das pessoas se comportarem, consumirem e, então, define as estratégias de abordagem e sedução para aquele público alvo específico (como enganar os trouxas).
A maioria das pessoas decide-se muito depressa ao comprar seu produto ou serviço. Estas decisões rápidas são tomadas inconscientemente. Assim, se você quiser influenciá-las, tem que comunicar a um nível inconsciente.
Como a mente inconsciente é o domínio das emoções, um dos melhores modos de alcançá-la é apelando para as emoções. O marketing de maior sucesso normalmente atua a um nível emocional ( conquista o vidiota, o radiota, tvdiota que não tem senso crítico nenhum).
Percebeu a sacanagem?
Isto tem se dado com a industrialização inconseqüente, de produtos que não precisariam ser industrializados, para serem consumidos. Os derivados de carne são um exemplo. Tem coisa melhor do que uma costela assada no sal grosso. Ou uma picanha fatiada e assada no espeto? Hoje, dizem os marqueteiros, que tem. É o fiambre, o presunto, a salsicha etc. Quer coisa pior do que a Margarina ter tomado o lugar da Manteiga. Até as verduras estão sendo empacotadas a vácuo.


 
Adaptado por Milton Menoncin
Cerne de Guajuvira
menoncin.blogspot.com


 

Nenhum comentário: