sexta-feira, 2 de março de 2012

"DEUS NÃO É UM DELÍRIO", se entendido à luz da ciência


AS CONDIÇÕES PARA A EXISTÊNCIA
Texto de Milton Menoncin Eng Florestal
Saudade das aulas de geometria plana e espacial.
Que filosofia, que nada! A verdadeira filosofia é a matemática. Esta não deixa o filósofo viajar na maionese.
Vou explicar um pouco o viajar na maionese. Minha filha, toda vez que eu escrevia ou falava algo sem fundamento, me dizia:
- PAI, TÁ VIAJANDO NA MAIONESE.
Ela sempre foi a minha voz da consciência. E continua sendo até hoje. Somente que agora estou a mais de mil km dela e posso viajar um pouco na maionese.
Mas voltando à matemática, ou melhor, à geometria, quando o professor começava a aula de geometria plana, ele iniciava definindo PONTO, RETA e PLANO.
- O QUE É O PONTO?   Ponto, meus queridos, é um ente matemático imaginário, que, portanto, não existe.
- PROFESSOR, POR QUE NÃO EXISTE?   Eu estou vendo ele ai no quadro que o Sr. desenhou. (Risos).









O professor pegou uma caixa de giz e perguntou:
- Esta caixa de giz existe?
- EXISTE, dizem os alunos.
- Vejam porque ela existe, ela tem três dimensões. (MOSTRANDO AS DIMENSÕES).

Esta é a base, esta é a altura e esta é espessura. Esta é a primeira condição para a existência da caixa de giz. Tem que ter as três dimensões mensuráveis. Ela só pode existir num espaço tridimensional. Mas só isto não basta para provar a existência desta caixa de giz, ela precisa ter massa (no caso é a madeira). Mas há outro item indispensável para efetivar a existência da caixa de giz: O TEMPO. Ela precisa existir no rio do tempo. Se não houver tempo, não há caixa.
- Mas bah, professor, que difícil!
- Então vamos voltar ao PONTO e tentar provar que ele não existe. Ponto é uma entidade matemática adimensional. Não tem dimensões, isto é, não tem medidas. Não tem base, altura e nem espessura. A Primeira condição para a existência de alguma coisa, não está atendida. Não podemos medir ou pegar um ponto. Ele não tem massa e se não existe massa e nem medidas e ele não está submetido às ações do tempo. O PONTO NÃO EXISTE.
- Mas professor ele está aí no quadro.
- Aquele não é um ponto "verdadeiro", pois para representá-lo tive que dar dimensões a ele. Se ele é redondo, tive que dar um raio a ele e mais a massa de giz o que o transformou num corpo mensurável e com matéria. No momento em que passa a ser mensurável e ter massa, passa a existir e estar submisso às ações do tempo.
- Vejam bem:
ADIMENSIONAL é um ente imaginário que não podemos pegar, tocar, medir , pesar ou saber sua idade, então ele não existe. É o caso do PONTO.
DIMENSIONAL é um ente que podemos medir, mas para ele existir precisa ter três dimensões, ou seja ocupar um lugar no espaço, precisa ter massa e uma idade. Algo para existir precisa ser tridimensional, ter matéria e estar influenciado pelo rio do tempo.

POR QUE FIZ TODA ESTA INTRODUÇÃO?
“Eu penso, logo existo”.

O PENSAMENTO EXISTE?
Existe na condição de estar atrelado a um corpo humano que raciocina,  pensa,  corpo este que é tridimensional, tem massa e está, também, sujeito às ações do tempo. Só nesta condição que o pensamento existe.

O ESPÍRITO EXISTE?
Nem como energia. Não tenho notícias que a física tenha detectado a energia de um espírito.
Espírito tem dimensões? É tridimensional?
Eu posso tocar num espírito?
Espírito tem massa? Matéria?
Se ele não atende nenhuma dessas condições, não existe e nem está sujeito ao rio do tempo. PORTANTO, ESPÍRITOS NÃO EXISTEM.
São  entes imaginários como os pontos. São fruto da imaginação humana.

DEUS EXISTE?
Na condição que o concebemos, NÃO EXISTE.
Ele não é tridimensional, não tem massa e nem pode ser influenciado pelo rio do tempo. Então NÃO EXISTE. É fruto da imaginação humana, também.
Para o cosmologista americano Alan Guth, o Universo pré-Universo era um ambiente em que partículas de cargas opostas se anulavam o tempo todo, até que um dia uma delas desequilibrou o sistema e soltou a faísca que iniciou a cadeia de produção de tudo o que conhecemos.
Na realidade era o NADA, o NIHIL. Não havia tempo, nem espaço e nem matéria (massa). Se não havia tempo, espaço e nem matéria, nada existia, nem DEUS. Deus surge com o BIG BANG que é desequilíbrio do nada e passa a existir quando as partículas de energia passam a adquirir massa. Segundo alguns físicos o Bósons de Higgs é que deu massa às partículas primordiais do BIG BANG.
Mas o que é Deus?
Deus é a matéria toda que existe. Inicialmente primitiva, bruta e que numa evolução temporal se transforma em galáxias, estrelas e planetas. É o Deus primordial, que sofre da angústia de todos nós, e procura entender e compreender o que é o mundo, como funciona tudo isto. Esta matéria bruta, ou o Deus primordial, está nesta busca desde os primórdios do tempo e o produto mais avançado que produziu no planeta terra é o ser humano, que nada mais é do que matéria com consciência. É parte de DEUS que desesperadamente busca compreender-se.
Vejam a história do homem. Inventou a agricultura, a roda, as máquinas, os telescópios, os microscópios, desvendou o átomo, tenta decifrar os genes. Tudo para compreender a si mesmo e o que o cerca. Esta é a tarefa que o todo poderoso nos deu e temos que cumprir com responsabilidade, pois no âmago da matéria (DEUS) pode estar a nossa própria destruição. No momento que entendermos que nós somos o produto mais refinado de DEUS, passaremos a respeitar o meio ambiente, o nosso corpo, os rios, as florestas, os recursos naturais, pois tudo isto é o corpo de DEUS.

DEUS, NESTA CONCEPÇÃO, É ONIPRESENTE, ONISCIENTE E ONIPOTENTE?
Na concepção dos religiosos, padres, pastores, teólogos, ele não pode ser Onipresente, Onisciente e nem Onipotente, primeiro, porque ele não existe, naquela condição. Segundo, ele só poderia estar presente em todos os lugares se fosse parte da constituição de tudo o que existe, condição atendida nesta nova concepção. Se ele é o todo ai sim pode estar ONIPRESENTE.
ONISCIENTE vale para todos os seres que tem consciência e como estes seres que tem consciência são a expressão mais refinada dELE, ELE sabe de tudo através deles.
Na concepção dos religiosos DEUS não pode ser ONIPOTENTE, pois algo que não tem matéria, não tem dimensões e não está sujeito às regras do rio do tempo, não pode intervir na matéria e nem na consciência dos seres pensantes. Agora, ele sendo o todo, está sujeito às leis físicas e químicas que regem os eventos universais, desde o início criadas, para que haja harmonia e equilíbrio nos sistemas universais e que a vida siga sem sobressaltos ou interferência de um DITADOR CELESTIAL. Ele é onipotente sujeito às leis da mecânica celeste, da física, da química etc, caso contrário seria o caos.

E JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS?
Na concepção de Deus defendida por padres, pastores e teólogos Jesus Cristo não pode ser filho de alguém que não existe. Como o DEUS adimensional, sem massa e não sujeito às regras do tempo pode ser pai de um ser temporal, tridimensional e material?
Nesta nova concepção do DEUS material, tridimensional e sujeito às regras do rio do tempo, nós todos somos, ao mesmo tempo filhos e parte de DEUS.
Jesus Cristo teve um pai e uma mãe, biológicos, mas é um dos filhos mais ilustres que resultou da força criativa do todo poderoso, cuja matéria deu consciência a um ser especial na evolução da humanidade.
Durante a história da humanidade surgiram muitos filhos ilustres:
Platão – Aristóteles – Sócrates – Darwin – Mandela – Dawkins – Buda – S. Hawkings – Gandhi .........................................................


 
   Postado no CERNE DE GUAJUVIRA
menoncin.blogspot.com
Por favor cite fonte

Nenhum comentário: