terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Lofantera da amazônia - uma árvore lindíssima - em Brasília



  • Nome Científico: Lophantera lactescens
  • Nome Popular: Lofantera, lofantera-da-amazônia, chuva-de-ouro, chuva-de-ouro-da-amazônia, lanterneira
  • Família: Malpighiaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene
A lofantera é uma árvore muito exuberante com seus cachos de flores pendentes. Originária da floresta amazônica, é semidecídua e pode atingir de 10 a 20 metros de altura. Apresenta copa de forma cônica ou piramidal. Os ramos são de coloração marrom clara, com estrias longitudinais e pequenos calos avermelhados, além de cicatrizes foliares bastante aparentes. As folhas são de coloração verde escura, grandes, glabras, opostas, simples, obovadas e com nervuras bem marcadas. Suas flores são amarelas e reunem-se em longas inflorescênias pendulares. Os frutos são do tipo cápsula. Floresce de Março a Agosto.
Tem grande utilização paisagística, devido ao seu espetacular aspecto quando florida. Apresenta crescimento moderado e é adequada para plantio isolado ou em grupos, embelezando parques e jardins, assim como na recuperação de áreas degradadas, principalmente próximas a rios e lagos. Sua madeira é medianamente dura, alaranjada e compacta e é utilizada localmente na construção civil, marcenaria e carpintaria.
As lofanteras devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, úmido e enriquecido com matéria orgânica. Planta tipicamente tropical, não se desenvolve bem em climas frios. Multiplica-se por sementes.
Autor: Raquel Patro






Nenhum comentário: